quarta-feira, 22 de julho de 2009

Falando sobre a média

Olá, depois de um tempo sem tempo de analisar o cartola, peço desculpa a vocês e volto a postar. Pela primeira vez na temporada temos massa o suficiente para nos debruçar nas médias e detectar padrões. Para isso, fizemos o índice de eficiência das posições, tomando por base a média no campeonato dos 10 maiores pontuadores médios de cada posição dentre os que jogaram pelo menos 50% das partidas.

Olhando apenas para o número final, chegamos a óbvia conclusão de que os atacantes são os mais valorizados nessa temporada seguidos, isso tão óbvio, pelos meias, com as 3 posições restantes apresentando médias bastante parecidas.

Dessa vez, entretanto, olhamos mais atentamente à distribuição dos pontuadores entre as posições, separando em faixas de excelente a fraca. Meias e atacantes parecem ser mais regulares do que os jogadores de defesa, especialmente goleiros: a média tende para mais fraco, enquanto poucas atuações fora de série puxam a média para cima.

Com os laterais e zagueiros com média bastante próxima, com ligeira vantagem para os laterais no quesito atuações excepcionais. Além disso, como laterais pontuam mais em scouts ofensivos do que zagueiro, são menos dependentes de Jogos Sem Gols que zagueiros.

O blog, que vem perseguindo os laterais desde o começo da temporada e começou a tender por formações sem laterais, confessa que vem alternando o 343 com o 433 e escolhe apenas segundo a tabela: existem menos opções no cardápio de laterais, então uso a posição apenas nas rodadas em que os melhores têm bons jogos.

*texto chupinhado do blog 442.Não contem pra ninguém. Perdeu!

Um comentário:

Jeff disse...

Me lasquei nessa.